domingo, 16 de janeiro de 2022

Pensamento do Ansioso

A ansiedade é um estado natural de todo ser humano, ligado a expectativa de algo que está para acontecer. Ela faz parte do nosso sistema de proteção e sobrevivência. É um tipo de alerta do nosso sistema emocional que nos ajuda a nos preparamos para algum evento vindouro.

Mas ela pode se tornar um transtorno emocional quando seus efeitos se tornam constantes, ligados a situações irreais e quando geram reações físicas e emocionais mais extremas. Abaixo estão 7 pensamentos que geralmente perseguem os ansiosos:

1-Medo de errar

Uma das coisas que a mente sempre repete: “isso não vai dar certo”. Estar convencido de que, a cada momento, alguma coisa pode acontecer de errado, é simplesmente cansativo e estressante.

2-Perder o controle

O medo de não poder controlar aquilo que acontecerá no futuro gera um sentimento de ansiedade ligada diretamente à incerteza.

3- Pensar nas demais pessoas

Esse tipo de pensamento ansioso normalmente se manifesta pelo medo de que todas as pessoas ao seu redor estão de mal ou não se importam com você. Isso resulta em coisas como “por quê elas não me respondem as mensagens?”.

4- Corrida contra o tempo
Este pensamento ansioso nos faz lutar constantemente contra o tempo. A sensação que dá é que ele é mais rápido do que é possível acompanhar.

5- Filtro seletivo

Caracteriza-se pela percepção seletiva da realidade, atravessada de pensamentos ansiosos. Ou seja, àqueles que só atendem a determinados elementos, geralmente negativos, que a mente usa para lidar com uma situação.

6- Racionalismo emocional

A pessoa utiliza como prova de realidade somente a forma como ela se sente. Isso significa que todo o mundo ao redor gira em torno da sua mente e de suas emoções.

7-Culpabilidade

Trata de encontrar sempre uma culpa ou culpado para sua situação. A pessoa ansiosa dificilmente realiza o esforço da autocrítica.

Se você sofre com a ansiedade , procure ajuda o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário