domingo, 2 de janeiro de 2022

Esgotamento emocional

Esgotamento emocional consiste no desequilíbrio entre a mente e corpo, onde mesmo dormindo ou relaxando a mente continua cansada. São inúmeras as razões que levem a tal quadro, entre elas absolver os problemas dos outros é a mais comum.
Acolher a dor do outro, ouvir e aconselhar são ações positivas, claro. Muitas vezes, quem fala está pedindo ajuda. Mas é preciso cuidado! Não devemos confundir "acolher" com "absorver". Acolher é "ouvir e respeitar"; é um ato empático. Absorver é "tomar para si"; é contaminar-se. Não podemos nos apoderar de uma dor que pertence ao outro. Nós psicólogos somos preparados para ouvir e não absolver, vemos na psicoterapia e mentoria ações fundamentais para o auxílio nesta questão.

Para aprender a lidar com essa carga negativa que chega dessas pessoas, você precisa saber impor limites que sirvam de proteção. O autoconhecimento, trabalhado por meio da psicoterapia, ajuda você a compreender os motivos pelos quais as emoções dos outros podem afetar você acima do razoável, gerando um mal-estar que não deveria ser seu.

Fazer terapia é uma forma de aprender a lidar e criar ferramentas para não se esgotar. A psicoterapia o deixará muito mais seguro de si mesmo, para que você consiga acolher a dor do outro, ouvir quando necessário, aconselhar se preciso, mas não se ferir nem se deixar contaminar por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário