quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Enfrentamento

 


             O amor está perdendo o seu verdadeiro significado através das constantes mudanças de valores e crenças sobre ele, pois muitos ainda acreditam que amar o próximo é não magoar o outro através de correções e sinceridade. Existem diversos pais que pensam que amar é nunca dizer não ao filho, mas sempre apoiá-lo no que ele quiser fazer.

            O grande pilar do amor chama-se vínculo. E não tem como desenvolvermos um verdadeiro vínculo com alguém sem magoá-lo. O ápice do vínculo é caracterizado pela queda das máscaras, ou seja, quando o meu verdadeiro “eu” (com qualidades e defeitos) encontra com o verdadeiro “eu” (com qualidades e defeitos) do outro.

            Nas rodas de amizades e no comportamento organizacional, tal problemática também ocorre. É preferível para muitos guardar a mágoa, deixar o outro continuar com o comportamento inadequado do que fazer enfrentamento, podendo gerar um clima de tensão.

            Fazer enfrentamento nada mais é do que ter aquela conversa franca e sincera, que causa ansiedade, vermelhidão no rosto e dificuldade de engolir a saliva, mas colabora com a nossa paz interior e com o fortalecimento do vínculo. Somente conhecendo o outro como ele realmente é que realmente poderemos aprender como lidar com ele e assim o amor fluir como uma brisa suave acompanhada do companheirismo. Ou transformar o conflito em um acordo de respeito a distância.

            Amor firme é o grande inspirador de pessoas que querem o bem do próximo mesmo que para isso seja necessário dizer não ou usar a franqueza. Por exemplo, um jovem de 17 anos que pede ao pai o carro emprestado e o mesmo pelo fato de não ter habilitação lhe diz não. O jovem fica bravo e não conversa com o pai (ou mãe) por alguns dias. O amor firme pode ter livrado o menino de transgredir a lei e principalmente causar acidentes. O casal que decide ter uma conversa franca sobre as magoas ou dúvidas que um tem do outro, pode vir a trazer lágrimas, mas no final surge o fortalecimento do casamento (isso se ambos tiverem maturidade e humildade para perdoar e reconhecer o próprio erro). No trabalho uma conversa franca de líder para liderado e vice versa, pode contribuir com a qualidade de vida no ambiente organizacional.

            Guardar sentimentos demais faz mal não só para a saúde mental, mas também para a física. A magoa não transmitida poderá tornar-se um monstro através das emoções tóxicas. Mas se usarmos o enfrentamento (na hora certa) com quem está nos magoando, evitamos assim um constrangimento maior futuro e fortalecemos o vínculo com o outro. Grandes problemas começam pequenos, utilize o enfrentamento antes que o problema aumente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário