domingo, 2 de janeiro de 2022

Depressão


Vamos para um rápido funil: de todas as doenças existentes no mundo, 13% delas se referem a transtornos mentais. Dentro deste grupo está a depressão com suas 350 milhões de pessoas, aponta a OMS (organização mundial da saúde). No Brasil, 6% da população foi diagnosticada com depressão em 2020, nos tornando o país mais depressivo da América Latina.

Para 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) projeta a maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) elenca a saúde mental como prioridade absoluta para os próximos anos e já considera a depressão a doença mais incapacitante do planeta.

A pandemia ajudou a agravar em muito este cenário, potencializou o transtorno e trouxe a discussão para uma esfera ainda mais relevante e imprescindível.

Sintomas como pensamentos negativos constantes, isolamento social, insônia, tristeza profunda, desejo de se afastar ou isolar-se, ideação suicida, irritabilidade, falta de apetite, fadiga, merecem atenção. Desde aos que estão ao nosso redor e especialmente a nós mesmos. Esse é um assunto sério! Procure ajuda de um profissional especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário