domingo, 9 de janeiro de 2022

Culpa

" No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor."
(1 João 4:18)
            Nada tem mais força de nos fazer sentir mal do que a culpa.  Viver em paz é o que todos procuram, mas nem sempre conseguem tal façanha. Procuramos por todos os lugares e situações algo que lhe nos faça sentir paz e esperança, olhamos através do espelho das nossas emoções e o que vemos muitas vezes é a culpa. Nada tem mais força de nos fazer sentir mal do que a culpa!
               Não há idade para ela surgir, até uma criança que já tenha consciência dos seus atos é atingida pela culpa. A culpa é um sentimento que vai escavando em você diariamente, quanto mais tempo passa mais ela se aprofunda. Muitos preferem conviver com ela para não ter que se expor. Até que chega um dia que o corpo não suporta e o emocional dá sinais de exaustão.
            Toda sentimento de culpa traz consigo um convite para a reflexão, se neste momento a pessoa acreditar que não é merecedora do perdão, inicia-se o processo de sofrimento continuo. Há quem se culpa pela morte de alguém, por não ter cuidado bem dos filhos, por colocar os filhos cedo na escola, por escolhas erradas, pelo fim de relacionamentos/casamento, pela demissão, pela perca da amizade de alguém, por não ter sido competente em algo, por não ser uma pessoa boa, por não ser um bom cristão.
            A culpa só permanece em uma pessoa se ela decidir querer continuar se sentindo culpada, sair disto não é uma tarefa fácil, não existe os cinco passos para sair da culpa, apenas um.
            Para muitos ser perdoado é uma questão de merecimento e isto se volta contra eles mesmos, pois quando erram se sentem não merecedores do mesmo. Não podemos nunca esquecer de nossa condição humana de seres errantes, pecadores e muitas vezes cruéis. Por isso,  não há como se livrar do sentimento de culpa julgando as pessoas pelos seus erros.
            O amor é a saída para sair da culpa, portanto temos que enxergar a vida e as pessoas sobre um olhar de compaixão e misericórdia, assim conseguiremos fazer o mesmo conosco. Livre-se do peso da culpa através do amor a si mesmo e ao próximo. Lembrando que amor e limites andam juntos.
Se a culpa é um pesadelo que sempre assola a sua vida, faça psicoterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário