domingo, 2 de janeiro de 2022

Luto

A morte é um assunto muito falado mas pouco discutido. Ela faz parte na nossa existência e não é possível fugir ou fingir que não acontecerá perto de você. Muitos não gostam de falar sobre pois fantasiam que falar de algo triste vai atrair sobre si aquilo que teme. Não param para pensar que o oposto também não acontece, pois quem já desejou ganhar na mega sena e nem chegou perto?

Quando o sofrimento bate a porta, precisamos passar pelo luto. O luto é um processo, que tem em si fases que deve ser vivida de forma saudável. Com o tempo o processo de superação vai evoluindo e a dor se torna mais amena.

Cada pessoa tem seu tempo e sua forma de ligar com as situações de acordo com suas vivências, então, não é possível comparar, cada um vai superar a seu modo, o importante é se respeitar e fazer o mesmo com o outro, mesmo porque, as fases podem ser vivenciadas ao mesmo tempo, além do que, os enlutados precisam se adaptar as novas circunstâncias da vida.

O processo de luto pode levar anos, é considerado um problema a partir do momento que a pessoa não aceita por um longo período ou nunca, nesse caso, é fundamental a ajuda de um psicólogo. Se a pessoa não entrar na fase de aceitação, o sofrimento será imenso e não terá fim.

A única forma de superar o luto é vivencia-lo.

No meu dia a dia como psicólogo clínico e hospitalar já a 16 anos , atendo muitos casos de luto. Pessoas em sua maioria que sempre se recusou falar sobre o assunto antes que acontecesse consigo. Deixar para depois pode potencializar o sofrimento quando vier. Se você tem dificuldade para falar sobre ou sente que ainda não superou,procure ajuda psicologica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário