domingo, 23 de janeiro de 2022

Crise existencial

Crise existencial é um momento no qual o ser humano questiona os próprios fundamentos de sua vida: se esta vida possui algum sentido, propósito, ou valor.

Uma crise existencial pode tanto resultar de, como ser confundida com, ou ocorrer junto com:

⭕️Depressão;
⭕️Privação de sono;
⭕️Isolamento prolongado;
⭕️Insatisfação com a própria vida;
⭕️Grande trauma psicológico;
⭕️O sentimento de estar sozinho e isolado no mundo;
⭕️Uma nova compreensão ou apreciação da própria existência, talvez após o diagnóstico de um importante problema de saúde, tal como uma doença terminal;
⭕️Crença de que a vida não possui um propósito ou sentido;
⭕️Procura pelo sentido da vida;
⭕️Difusão do sentido da realidade, ou de como o mundo é;
⭕️Uma experiência extremamente agradável ou dolorosa;
⭕️Perceber que o Universo é mais complexo, misterioso, maior e além do conhecimento humano.

Uma crise existencial é frequentemente provocada por um evento importante na vida de uma pessoa — trauma psicológico, casamento, divórcio, grande perda, a morte de um amado, uma experiência entre a vida e a morte, um novo parceiro amoroso, uso de droga psicoativa, filhos adultos saindo de casa, atingindo uma idade pessoalmente importante (completando 18 anos, completando 40 anos etc.) etc. Geralmente, leva a de introspecção, a análise e percepção da própria existência, revelando, assim, a necessidade de mudar de rota em rumo a liberdade existencial. A angústia mostra muitas vezes como uma febre que há algo de errado, que deve ser urgentemente mudado. Se você sente que está em uma crise existencial, levante e caminhe em direção ao autoconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário