Psicologia Hospitalar


Acompanhe no instragram:  @iris_palestrante a série Diário de um psicólogo hospitalar, lá eu conto um pouco da minha rotina frente as emergências do hospital.  


Dia do Psicólogo: A psicologia Hospitalar e Organizacional na Santa Casa de Paraguaçu Paulista (Matéria publicada na Folha da Estancia e no site: www.hospitalparaguacu.com.br, no dia 30/08/2014) 

O serviço de Psicologia da Santa Casa de Paraguaçu iniciou-se através de um trabalho voluntário iniciado em Setembro de 2006. Após três meses de voluntariado no dia 15 de Janeiro de 2007 a Profissão Psicólogo na Santa Casa foi oficializada através da integração do profissional no quadro de funcionário. No final de 2008 o setor de psicologia se ampliou para atender as demandas da gestão de Recursos Humanos e aumentar os horários de atendimentos aos pacientes em crise para 24hs por dia. Para isso o serviço de Psicologia passou a ser terceirizado.
Diariamente são atendidos pacientes de todos os setores, seja através de visita leito a leito ou de solicitação por parte do médico responsável pelo paciente. O trabalho do psicólogo hospitalar colabora com o tratamento clinico do paciente, auxiliando a equipe sobre as questões psicológicas da patologia, além de ajudar o paciente e família a lidar com o processo de hospitalização e adoecimento. A psicologia hospitalar tem entre os desafios dentro do contexto hospitalar fortalecer a humanização, acolhendo cada necessidade e ouvindo cada queixa dos que necessitam dos cuidados de saúde.
O dia a dia da psicologia hospitalar é recheada de surpresas, pois nunca se sabe quais casos surgirão, em que horas haverá um caso de emergência psicológica, que são os casos de surtos, tentativas de suicídio, crises nervosas, transtornos decorrentes de uso de drogas, entre outros. São casos que dão entrada pelo pronto atendimento e imediatamente é solicitado a presença do psicólogo hospitalar, podendo ser a qualquer hora do dia.
O psicólogo hospitalar contribui com o diagnóstico do transtorno mentais e de comportamento do paciente quando solicitado pelo médico. Geralmente em casos onde há suspeita de fundo emocional diante da patologia a ser tratada e nos atendimentos no pronto atendimento. Quanto aos Recursos Humanos o serviço de psicologia na Santa Casa de Paraguaçu, realiza o recrutamento e seleção do candidato, faz treinamentos, pesquisas sobre a saúde e comportamento do colaborador, entre outras atividades.
Devido aos trabalhos realizados por aqui, há muita procura por estágio de estudantes de psicologia das faculdades da região. O serviço de psicologia da Santa Casa hoje é modelo para outros hospitais, recebendo carta elogio e elogios verbais por faculdades que enviam seus alunos, de hospitais e profissionais da saúde que admiram a prestação de serviço de psicologia oferecido nesta instituição de saúde.

Para mim Iris Vieira da Silva, ser o primeiro psicólogo da Santa Casa, ter implantado o serviço de psicologia hospitalar e Organizacional junto ao Recursos Humanos é um motivo de satisfação e sensação de dever cumprido. Creio que outros virão depois de mim e encontrarão um ambiente pronto para os receberem e continuarem a desenvolver o trabalho. Com muito amor dedico a cada dia que piso neste local na qual amo de todo o meu coração. Aqui conheci minha amada esposa e aqui tive a minha filha querida, aqui iniciei minha carreira, aqui conheci pessoas maravilhosas, aqui presenciei o sobrenatural de Deus em cada milagre que ocorre no dia a dia.



(Matéria publicada no Jornal Folha da Estância no dia 24/09/2011)


O serviço de Psicologia da Santa Casa de Paraguaçu nasceu em um projeto de voluntariado apresentado pelo Psicólogo Iris Vieira que após aprovado iniciou no dia 27 de Setembro de 2006.
            No dia 15 de Janeiro de 2007 a Profissão Psicólogo na Santa Casa foi oficializada através da integração do profissional no quadro de funcionário. No final de 2008 o setor de psicologia se ampliou para atender as demandas da gestão de Recursos Humanos e aumentar os horários de atendimentos aos pacientes para 24hs por dia. Para isso  o serviço de Psicologia passou a ser terceirizado.
O papel do Psicólogo Hospitalar é dar apoio aos pacientes e seus familiares no processo de adoecimento. O apoio psicológico promove uma reflexão fazendo com que o paciente entre em contato com seus medos e ansiedades em relação a internação para assim aprender a lidar melhor com o processo de hospitalização, contribuindo com a sua recuperação. O Psicólogo Hospitalar também acompanha rotineiramente os familiares, o apoio e controle emocional dos acompanhantes, pois é fundamental para a recuperação do paciente. Hoje o serviço de psicologia atende além das visitas no leito, emergências de pronto atendimento, casos como tentativas de suicídio, crise nervosa, drogadição, alcoolismo, violência a mulher, entre outros”.
            A Psicologia Hospitalar é uma profissão em expansão, mas poucos hospitais contam com esta especialidade. Mas nestes cinco anos de existência dois municípios procuraram o serviço de Psicologia da Santa Casa para implantar o projeto em suas instituições, tendo-o como modelo. Outra grande conquista foi o reconhecimento de faculdades da região onde expressaram suas satisfações (por escrito) diante aos estágios oferecidos aos estudantes de Psicologia, sendo eleito como a melhor estrutura para estágios em Psicologia Hospitalar da região.  
            Hoje o setor de psicologia conta com uma equipe com três psicólogos e estagiários liderados pelo Psicólogo Iris Vieira.  No ano de 2010 o serviço de Psicologia atendeu aproximadamente 8.000 pessoas, este ano não será diferente, onde está sendo atendido em média 30 pacientes por dia.
           

(Matéria publicada no Jornal Folha da Estância no dia 03/12/2011) 


O serviço de Psicologia da Santa Casa de Paraguaçu teve inicio no dia 27 de Setembro de 2006. Nestes cinco anos de existência dois municípios, entre eles Maracaí, procuraram o serviço de Psicologia da Santa Casa com a intenção de implantar o projeto em suas Instituições, tendo-o como modelo. Outra grande conquista foi o reconhecimento de faculdades da região onde expressaram suas satisfações diante aos estágios oferecidos aos estudantes de Psicologia. 
A Santa Casa de Maracaí implantará o Serviço de Psicologia e terá o trabalho realizado na Santa Casa de Paraguaçu como modelo. Durante o mês de Novembro o Hospital recebeu o Psicólogo Marcelo S. Felipe da cidade de Maracaí-SP, para compartilhar informações sobre a implantação e rotinas de atendimento do Serviço de Psicologia Hospitalar na Santa Casa de Paraguaçu Paulista. O mesmo será o Psicólogo responsável pela implantação e atendimento do Serviço de Psicologia Hospitalar no município de Maracaí.
“ Ser modelo para outros municípios é uma prova de que estamos no  caminho certo, visando cada vez mais ser espelho de qualidade em atendimento Psicológico Hospitalar. Mas este trabalho não existiria se não fosse o total apoio da Provedoria, Administração, Colaboradores em geral e Médicos”, afirma Iris Vieira, Psicólogo do Hospital Santa Casa.



Os Psicólogos Iris Vieira e  Lourival junto ao Psicólogo Marcelo de Maracaí



Nenhum comentário:

Postar um comentário