quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O Tigre e o Dragão


“A falta de limite das crianças e adolescentes demonstra o quanto as coisas tendem a piorar futuramente”
            Semana passada um menino de 11 anos teve seu braço dilacerado por um tigre no zoológico de Cascavel-PR, que devido à gravidade dos ferimentos houve a necessidade de amputação. As imagens mostraram que o menino violou a área de segurança e na frente do pai corria em volta da jaula e até subiu nela. Em entrevista ao Fantástico o pai disse que tentou orientar o filho a não fazer, mas o mesmo estava empolgado com o tigre e teve um momento de teimosia.
            Fiquei muito preocupado com a fala do pai do garoto pois expressa a situação que o nosso país se encontra em relação a educação que muitos pais estão dando aos seus filhos. A falta de limites demonstra que as coisas vão piorar, hoje muitos filhos estão mandando nos seus pais.   
Quando leio ou assisto reportagens sobre mortes ou acidentes que envolveram jovens ouvimos uma resposta semelhante ao pai do menino: “Não sabia onde meu/minha filho(a) estava ou não queria que ele(a) fosse/fizesse, mas não me ouviram”.
            Existem inúmeros textos, artigos, livros que falam sobre como educar os filhos, assim como também muitos especialistas em comportamento que contribuem com orientações, mas poucos tem acesso e os que tem muitas vezes não valorizam.
            A desobediência pode ter em si muitas explicações sobre sua causa e raízes, mas existe um conselho de milhares de anos atrás que já alertava sobre o que poderia ser feito para que pudéssemos nos proteger e depois proteger nossos filhos. Este conselho encontra-se um livro pouco lido entre os jovens e adolescentes de hoje, a bíblia. O conselho é "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá (Êxodo 20:12).
            Deus nos deu pais para nos proteger e usá-los para nos ajudar, sejam eles carinhosos ou não, intelectuais ou não, todos tem uma essência: proteger seus filhos. Quando os pais não assumem este papel porque não querem Deus coloca outros pais adotivos em nossas vidas, sejam eles avós, amigos, tios ou lideres religiosos.  Apesar de que o próprio Deus faz este papel de pai e mãe de forma perfeita.
            Jovens ouçam seus pais! Quando dizem não vá mesmo que acredite que eles não sabem do que estão falando obedeçam, logo vocês seguirão os próprios passos, mas enquanto estiverem no mesmo teto respeite. Um dia terão líderes no trabalho que darão ordens que vocês também não concordarão, mas terão que obedecer (exceto em atitudes criminosas). Só desobedeçam eles (os pais) quando pedirem para fazer algo que vai contra a lei dos homens e contra as leis de Deus.
            Muitos pais que em sua simplicidade diz que não gosta dos amigos dos filhos não são ouvidos outros quando falam que está cedo para tomar tais atitudes são tidos como caretas. O mundo está precisando de mais pais caretas! Assistindo o policia 24 horas, em um caso que se tratava da prisão de um jovem que estava em alta velocidade em seu carro e nele foi encontrado drogas e quando entrevistado o pai disse: “Hoje em dia qual jovem não usa drogas?”. O mundo precisa de pais caretas! De pais que acredita que o filho trair a namorada é uma falta de respeito a ela e a família dela, que também acredita que a filha sair e ficar com 5 meninos em uma festa é um comportamento inaceitável.
            Pais exerçam liderança sobre os seus filhos, se fores modernos demais poderão chorar mais cedo e sofrer com a consciência pelo resto da vida. Não assista de camarote a destruição de seus filhos, tome uma atitude enquanto há tempo, use o limite para a própria segurança deles, um dia vão lhes agradecer.

            A falta de limites é como um dragão causa destruição por onde passa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário