quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A importância de um pai

          

             “Muitos não conhecem a real importância de um pai e outros simplesmente a ignoram”.
            Benção pai! Hoje pouco ouvido, escondido entre os escombros das invenções modernas de uma sociedade autossuficiente. Assim como qualquer outra data comemorativa, o dia dos pais é enfeitado pela mídia com presentes e homenagens, mas como sempre o real significado fica como plano de fundo.
            A expressão benção pai, não surgiu em um simples costume que virou tradição ou em normas de boas condutas criadas para ressaltar a obediência ao pai que os filhos deveriam lembrar-se diariamente. Tal fala é uma expressão verbal da essência colocada em nós na criação. Deus ao criar o ser humano também criou sistemas de proteção aos mesmos, dentre eles a benção do pai. 
Após o diluvio vemos que apenas Noé e seus filhos com suas espoas eram os únicos habitantes da terra. Após um ato de desobediência de Cam filho de Noé, que devido à sua gravidade não o abençoa, tendo como consequência o fracasso de toda a sua descendência. Perderam muitas guerras, tiveram dificuldades para se casar, foram expulsos de suas terras e sofreram muitos males físicos, emocionais e espirituais. Já os outros filhos que não estavam envolvidos com o comportamento do irmão foram abençoados e prosperaram junto as suas descendências.   Isaque em sua velhice abençoou seu filho Jacó acreditando ser seu filho primogênito Esaú e mesmo assim Jacó prosperou. Nesta época era notório que os filhos não saiam de casa para seguir suas vidas sem a benção do pai.
            Tal fato não é diferente nos dias de hoje (uma vez que está implícito na criação), quando não há a benção do pai a vida do filho torna-se mais difícil do que o contrário. Os judeus entenderam isto uma vez que tem as leis de Deus como referência, então não é coincidência o fato de muitos homens de sucesso serem Judeus e de Israel ser uma potência em diversas áreas.   
            O Brasil é um país com um dos maiores índices de crianças sem pai o que para mim não é coincidência também ser um país que tem um alto índice de crimes, drogas, pobreza, fracassos escolares, perversões sexuais, entre outros.
            Muitos autores de teorias da psicologia relataram a importância do papel do pai, só não aprofundaram nas consequências da ausência dos mesmos pois o resultado era muito simplista para uma teoria. A ciência sempre pega o caminho mais longo para se chegar ao cerne de um problema, rejeitando fatos simples como uma simples benção de um pai ao seu filho.
            Em meu consultório recebo muitos pais que ao falarem de seus filhos expressam os nomes nos quais os quais classificam seus filhos, o que realmente passaram a ser. Quando digo que o fato da criança “só dar trabalho”, já o foi decretado na fala do pai a muito tempo. A mudança de postura na fala do pai, ou seja, quando passa a abençoar os filhos por incrível que pareça as coisas começar a mudar.
            Hoje eu sou pai, e sou muito feliz por saber disto do que estou falando, pois hoje coloco em prática com a minha princesinha, a abençoando todos os dias. Ela está crescendo ouvindo de mim como pai, dizer que a abençoo para que seja uma criança abençoada e uma mulher sábia em suas decisões quando adulta.
            Muitos pais por magoa ou por vergonha de terem abandonado seus filhos não liberaram sua benção a eles. Você pai que lendo este artigo concordou com o que expus, se seus filhos forem vivos, os abençoem. Não há segredo para fazer isto, apenas fale para eles que você os abençoa em todas as áreas de sua vida.

            Não queira ser um pai qualquer seja um pai abençoador! Muitos pais acreditam que o que podem deixar de mais precioso para seus filhos são os estudos ou bens materiais, mas mal sabem que na verdade é a sua benção.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário