sexta-feira, 11 de novembro de 2011

E no caminho tinha um Professor!!!



__“Iris escolhe a professora que você quer que seja a sua”? Dizia a diretora da pré escola após a minha 4° expulsão. Sim, fui quatro vezes trocado de sala no pré, minha mãe diariamente era chamada pela professora devido a alguns problemas de comportamento que eu tinha........

Na quinta série tive aulas de filosofia com um ótimo professor que repassava com facilidade sua paixão pela filosofia. Era uma das únicas matérias que eu desempenhava. Então um dia ele após corrigir um trabalho olhou para mim e disse: “Você tem um grande dom, seja para filósofo ou psicólogo”. Meses depois ele se afastou devido a uma enfermidade.
            Lembro-me que na oitava série um professor que chamava Moacir montou um desacreditado time de voleibol, no qual eu fiz parte. Os gritos que ele dava durante os jogos nos deixavam em pânico. Mas, em um belo dia, o ginásio estava cheio para a grande final. Antes do jogo ele nos disse: “independente do resultado vocês são grandes guerreiros. Ganhamos a medalha de prata, o que para nós foi um grande troféu. Mas infelizmente perdemos o professor Moacir em um acidente de carro.
            No primeiro colegial entrei no magistério e por incrível que pareça! Continuei o mesmo! Notas baixas e comportamentos inadequados faziam parte do meu dia a dia. No segundo colegial/magistério fui eleito o representante da sala o que perdurou até o quarto ano.
            Ninguém acreditava em mim, principalmente quando dizia que seria um psicólogo. Eu me chateava muito por ser desacreditado, mas meus comportamentos irresponsáveis não contribuíam para isso.
            Mas nunca me esqueço de um dia quando estava no quarto ano de magistério, Marilene uma professora cristã pediu silêncio para a sala, porque queria dizer algo para todos. Emocionada disse “acredito que desta sala de aula sairão grandes profissionais”. Começou a citar alguns nomes e por último ressaltou: “eu também quero dizer que eu acredito muito no Iris, ele será um ótimo Psicólogo, mesmo com as dificuldades que aparecerão vencerá e realizará o seu grande sonho”. Aquelas palavras ficaram ecoando em minha mente.
            Um ano depois eu passei na primeira faculdade de Psicologia em que prestei. Voltei a antiga escola vestido com a camiseta do curso para agradecer a professora Marilene por ter acreditado em mim.
            Na faculdade fui um bom aluno e tive excelentes professores, entre eles Carla Zanin e Oswaldo L. Junior. A Carla era professora/supervisora de Psicologia Hospitalar que ao ver meu amor pelo hospital me incentivava a estudar cada vez mais. Já o Oswaldo era professor/supervisor de Psicologia Comportamental aplicada a Clínica. Sempre me dizia que estudar muito seria a formula da minha vitória. Eu passei até fome para me formar, eles sabiam disso e diziam que um dia eu seria um exemplo para outros alunos que passasse pelo que passei. No ultimo dia de aula ele deu uma semente para cada aluno e fez um pedido: “essa semente é de amor, plante aonde vocês forem”. Em meio a lágrimas nos despedimos.
            Um ano depois já empregado fui convidado a dar uma palestra para alunos do 3° ano de Psicologia.
            E por fim foi no meu último ano de psicologia que conheci um Mestre que me ensinou a amar o próximo colocando o meu coração em tudo o que fosse fazer. Ensinou-me a olhar para os mais necessitados e ajudá-los de coração. Disse-me que enquanto eu achava que estava sozinho em meio a tantos sofrimentos, Ele estava junto a mim.     
            As palavras de um grande professor podem fazer uma grande diferença na vida de um aluno, ou seja, o professor é um instrumento de Deus para salvar vidas.
            Em homenagem a todos os professores que fazem a diferença na vida de seus alunos.
           

Um comentário:

  1. Sou testemunhaaa da sua garra para alcançar seus objetivos... e desde todas as dificuldades q passou ate hoje... Deus estava ao seu lado.. te dando força e não deixando-o desanimar... pois la na frente haveria uma recompensa... e te admiro a cada dia por esse profissional brilhante q é.... te amo muito meu maninho....

    ResponderExcluir