sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aprovados




"Compreender é o começo da aprovação.” ( Baruch Spinoza )

            Lembro-me das épocas escolares que dia a dia convivia com amigos e professores. A alegria de brincar, a expectativa das novidades que viriam dividiam o cenário com os conflitos interpessoais e o medo da reprovação.
            Eu particularmente só me desempenhava em matérias que precisavam de interpretação e redação, posteriormente a matemática, física e química compunham os conteúdos dos meus pesadelos. Além das matérias horripilantes, recordo-me que na minha 7º série tive uma surpresa no primeiro dia de aula, um menino que mais me perturbava na 1º série estava de volta. Desejei mais do que tudo sair daquela sala, mas pensei: “se eu não resolver este problema agora sempre haverá outro semelhante”. Resolvi ficar e o rapaz se tornou o meu melhor amigo daquele ano.
            A vida é igual aos testes/avaliações escolares, se não passarmos nas provações nunca seremos aprovados. Você pode estar pensando: “no Brasil não se reprova na escola pública”, mas digo que os aprovados sem são futuramente reprovados em algum lugar. Até que haja esforço para serem realmente aprovados.
           
Situações e pessoas surgem em nossas vidas para contribuir com o nosso desenvolvimento “se” compreendermos isso, senão estaremos propensos a mesmice. O nosso senso “humano” de julgamento e o jeitinho brasileiro nos atrapalha na percepção do treinamento que estamos passando, atrasando a nossa aprovação.
            Ser aprovado em uma provação é agir com humildade e ética diante de uma situação, por exemplo: “ao invés de continuar sempre brigando com o companheiro de trabalho, procurar primeiro mudar em si o que impede a resolução do problema com o outro, para que assim possa haver um enfrentamento da situação. Caso ocorrer a reprova na situação, haverá outros companheiros de trabalho semelhantes a este”.
            Ouço sempre pessoas dizerem: “Nossa! Porque sempre namoro pessoas egoístas que me fazem sofrer?” Na verdade há um circulo de reprovações, pois a mesma não procurou olhar para si para ver se existe algo (comportamento) egoísta em si ou se tempos atrás não foi resolvido positivamente (aprovado) o relacionamento com alguém egoísta.
            Os sinais da aprovação são: (se a situação for uma pessoa), aprendizagens de ambas as partes, sensação de leveza após novo comportamento, orgulho de si mesmo por não ter resolvido como antes, ausência de problemas semelhantes (novo teste); se a situação for uma causa, sensação de paz mesmo em tempos de guerra, sensação de estar aprendendo e se fortalecendo mais (tornando-se uma pessoa melhor), tornar-se exemplo de superação para os outros e mudança na interpretação da problemática, automaticamente muda-se as causas (novo teste). Já os sinais de desaprovação: sentimento de estar presa a situação, passar anos no mesmo problema, achar que está sempre certo, repetição constante do que mais não aceita, murmurações diárias, ausência de novas oportunidades (portas abertas), sensação de não estar evoluindo intelectualmente.
            Há um kit de ferramentas para te auxiliar a ser aprovado nas situações que mais te aborrece, são elas: perdão modelo 70x7, humildade modelo Jesus, paciência dia a dia, furadeira de ego, compreensão de outros, amor de infinitos centímetros, dicionário de novos valores, guia de estudos semanais de preferência a bíblia e métodos de expor o que aprendeu.   Agora que já tem os materiais, tenham uma boa prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário