terça-feira, 1 de abril de 2014

Além do que os olhos podem ver



“Podemos transformar aquilo que não podemos ver em esperança”
            Era uma piscina de um tamanho de perder de vista, seu tom azulado ofuscava minha visão mediante a sensação de liberdade. O maior objetivo naquele momento era atravessá-la sem perder a oportunidade de contemplar tamanha beleza, mantendo a sincronia de uma braçada para cada olhar de admiração. Finalmente cheguei ao fim e me surpreendi com o que vi! Ao final daquela piscina havia um belo rio que cortava as montanhas e por de trás delas estava um exuberante mar. O rio era agitado com poucas pessoas a sua margem, tentando atravessar, o que naquele momento passou a ser o meu objetivo também........
           
Este foi o primeiro episódio de um sonho que tive, daqueles que não sai da memória, que desperta o desejo de saber o seu significado. A psicologia utiliza os sonhos como ferramenta de psicoterapia, pois são cheios de detalhes sobre a vida do paciente. Para Viktor Frankl existem nos sonhos conteúdos advindos de nosso inconsciente espiritual, auxiliando a nossa busca por sentido.
            Tenho este sonho como uma obra prima, como um quadro que você coloca em sua sala e contempla a sua beleza. Tenho este sonho estampado em minha vida já fazem três anos. Época na qual passava por algumas dificuldades, mas eu e minha esposa estávamos iniciando uma de nossas maiores provações. Foi nesta época que decidimos tentar engravidar.
            Passado algum tempo sonhei com o segundo episódio do sonho: eu estava caminhando em direção ao rio, descia, descia, e quanto mais descia mais avistava as montanhas e começara a ficar muito curioso para ver como era atrás da montanha onde o mar azulado dava o ar de sua graça. Como na maioria dos sonhos quando atravessei o rio, acordei!
            Os anos foram se passando e as dificuldade em várias áreas continuavam em minha vida, mas eu as estava superando assim como no sonho, passando por cada etapa sem desanimar, sem desistir, mesmo diante do inesperado, mesmo mediante a lágrimas, não deixei de contemplar a beleza da vida e a Soberania de Deus.
            Buscava ansiosamente um significado para este sonho, o contei para amigos entendidos que unanimemente diagnosticaram como um sonho muito simbólico onde a interpretação realmente se dava conforme eu fosse superando as dificuldades.
            Foi então que veio o terceiro episódio: eu atravessei o rio e no começo da montanha tinha um caminho para a direita e outro para a esquerda. O da esquerda levava para uma cidade, que de longe avistei pessoas pedindo ajuda. Meu coração pulsou forte para ajuda-los, foi o que fiz! Comecei ajudar aquelas pessoas que estavam carentes e necessitadas de esperança! Em um momento quando a situação se acalmou olhei para trás ansiando em pegar agora o caminho da direita, neste momento acordei.
            Após um tempo deste sonho, surgiram muito mais pessoas na minha vida e de minha esposa para ajudarmos. Também foi neste momento que minha esposa perdeu a primeira gestação e que após, surgiram muitas pessoas que estavam sofrendo por que perderam pessoas ou a esperança para ser acolhidas por nós, que agora tínhamos uma compreensão melhor da dor.
            Entendi o sonho! A piscina e o rio são as dificuldades da vida, provações nas quais acontecem para nos aperfeiçoar, mas que sempre vem em um cenário adornado de beleza, pois O mesmo que autoriza as provações é O mesmo que traz as bênçãos. A paisagem por detrás das montanhas que não vi nada mais é do que um lugar onde os olhos não podem ver: O futuro! Mediante as provações não deixe de contemplar as pequenas coisas e as pessoas a sua volta. Não deixe de ajuda-las, mesmo que mancando, ferido, desanimado, não pare de nadar! Após um tempo de luta e caminhada, chegaremos a um momento de descanso e recompensas. Recompensas terrenas e celestiais, onde o nosso Pai reservou um lugar que os olhos não podem ver, mas existe! Lugar na qual serão recompensado todos aqueles que sofreram, mas não pararam de nadar, que choraram, mas não deixaram de contemplar a beleza da vida e tiveram esperança Nele.
            Após o entendimento veio o quarto episódio: eu estava sentado frente a montanha e contemplando a mar passando atrás dela. Já não estava mais ansioso e sim cheio de esperança do que estava por vir, acordei! Passados alguns meses, olhando a chuva de Domingo pela janela com a minha esperada filha no colo, lembrei do caminho percorrido, das lágrimas derramadas, mas olhando para ela cheio de amor e chorando agora de alegria, avistei o caminho da direita!

            Continua...........       

Nenhum comentário:

Postar um comentário