quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Quanto custa?




“Solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas” (Augusto Cury)
                Há uma diferença entre ver e enxergar, a explicação está na ação após perceber e refletir sobre uma situação. Muitas pessoas não são percebidas quando estão passando por dificuldades, apenas são vistas por outras que estão ocupadas com suas próprias preocupações.
           
As estatísticas comprovam isto, pois 75% das pessoas que se suicidaram procuraram ajuda de alguém. Ou seja, são pessoas que não foram enxergadas apenas vistas.
            Existem muitas mulheres que sofrem muito por não serem enxergadas dentro de seu próprio lar, crianças sofrendo pelo mesmo motivo e pais que apesar de terem dado a vida pelos filhos não são mais enxergados por eles.
            Muitos tímidos são deixados para trás, no fundo da sala, do lado de fora do grupo. Muitos excelentes profissionais estão no anonimato por que ninguém os enxergam. Fantásticos cidadãos estão esquecidos, muitos talentos apagados diante das regras de uma sociedade injusta.
            Por que é tão difícil enxergar alguém? Porque exige ação! Existe um preço para isso! Sair do comodismo, em muitos casos deixar de fazer algo para ter que ajudar alguém.
            O maior valor de uma sessão que já recebi foi uma frase de uma paciente, quando olhou para mim chorando e disse: __ Obrigado por ter me enxergado! Dou graças a Deus que uma pessoa escolhida por Ele me enxergou (ajudando a mim e a minha esposa), enxergou o meu casamento, enquanto muitos apenas tinham visto.
            A humanidade sofre de vários males que afetam o seu físico e o diagnóstico maior é: não são enxergadas. Carência, solidão, rejeição e baixa estima são os sintomas mais típicos. Por outro lado o sintoma de quem está na zona de conforto é: indiferença, raiva, impaciência e rebater todas as atitudes do outro com uma frase típica: “está querendo chamar a atenção”. Quem chama a atenção na verdade que ser enxergado, não como problema mas como pessoa, é que a primeira opção não está deu certo. Geralmente são pessoas lembradas apenas pelas línguas desenfreadas, nos boatos e nas críticas.
            E a política, quantas vezes acreditamos que alguém nos enxergou e depois nos frustramos ao saber que apenas fomos vistos.
            Enxergar alguém custa um alto preço, que é deixar o egoísmo, deixar de ganhar para apenas doar. Deve-se amar incondicionalmente o outro, mesmo com suas dificuldades e problemas. É ter que sair de casa altas horas da noite para simplesmente chorar junto ou se alegrar ao lado de quem precisa. O alto preço não é pago com dinheiro mas com ações.
            Como aprender? Primeiramente desbloqueie-se, esvaziando-se de todo egocentrismo. Depois decida por amar mesmo sem receber amor. Procure aprender sobre  a arte de enxergar. Posso dar uma dica de um Autor experiente na área: “Jesus”, enxergou a humanidade e mesmo sem ter sido reconhecido por muitos pagou um alto preço. E continua nos enxergando.
Quanto custa, doar um pouco de sua vida para alguém que não quer nada além de um pouco de amor e ser enxergada.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário