quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Reflexões sobre o Natal I e II


Reflexões sobre o Natal Parte I: “ Quem é Jesus?” 
“Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para tornar grandes os pequenos”. (Augusto Cury)
Não sou contra o Natal, para mim é um dia escolhido (pois teologicamente não é o dia do verdadeiro nascimento de Cristo) para refletir sobre o nascimento de Jesus. Sou contra a inversão de valores dados para este dia, fazendo as pessoas esquecerem a verdadeira essência desta data. A exemplo disto uma pesquisa realizada com crianças em Londres mostrou que muitas crianças não sabem quem Cristo é:  “Uma pesquisa realizada com crianças inglesas descobriu que muitas delas acredita que Jesus Cristo é um jogador do Chelsea F. C., clube que disputa a primeira divisão do país. O levantamento realizado pela administração de um shopping center de Londres questionava as
crianças se elas sabiam quem era Jesus e o que significava o dia 25 de dezembro. A pergunta feita às crianças e pré-adolescentes foi: “Quem é Jesus Cristo?”. Entre as opções de resposta, estavam A) Jogador do Chelsea; B) Filho de Deus; C) Apresentador de TV; D) Candidato de um show de calouros; ou E) Em astronauta. Dentre as mil crianças entrevistadas, 20% respondeu que Jesus Cristo era um atleta do Chelsea, de acordo com o jornal Daily Mirror. O resultado da pesquisa rendeu brincadeiras e comentários em diversos veículos, e a possibilidade de que as crianças tenham confundido Jesus Cristo com um jogador de um clube rival do Chelsea, o Manchester City, que tem um meia atacante chamado Jesús Navas” (http://noticias.gospelmais.com.br).  
O Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (Wikipédia). Figura na qual é representada por um velhinho barrigudinho e de barbas branquinhas, vestido com uma roupa vermelha.
            Ele é um grande aliado a muitas mães que colocam medo em seus filhos ao dizerem que “o papai noel está olhando” ou o papai noel não vai trazer o presente no final do ano porque você não comeu toda a comida”. Depois elas não sabem o por que que seus filhos não querem tirar fotos ao lado do papai noel na escola.
            Quanto ao papai noel também não tenho nada contra, apenas não concordo que a mídia e as pessoas enalteçam o lendário velhinho com a ênfase que deveria ser priorizada para o Mestre Jesus.  Jesus deve ser o mais enaltecido no natal, mas infelizmente não o é. Basta contar quantas vezes a palavra papai noel é dita, seja pela mídia, pelas crianças e por adultos, e, compare com quantas vezes se é pronunciado o nome do Mestre da Vida.
Mas muitos podem me dizer: “o papai noel faz a alegria das crianças”! E Jesus? Não só faz como garante a sua manutenção.
Não é só no natal que isto acontece, a pascoa é invadida por um coelhinho branquinho, que traz ovos de chocolate. Então, até quando vamos colocar personagens a frente de Jesus? Será que Jesus não é o suficiente? Infelizmente para muitos não.
E quais as consequências disto? Crianças crescendo sem noção de quem realmente Jesus é. Como já disse inúmeras vezes que atendo frequentemente muitas pessoas que tentam tirar a sua vida ou com ideações, muitas delas, crianças. Unanimemente dizem que se sentem sozinhas na vida. A maioria cresceram achando que Jesus é uma pessoa muito distante ou que foi um homem importante e que morreu. Também, Sempre aparece um personagem para ofuscar a Grandeza de um SER que se fez pequeno para nos tornar grandes perante o mundo, morreu por nós e ressuscitou para que tenhamos liberdade e paz de espirito.     
Ensine quem Jesus é para seu filho, lógico se você crer Nele, assim estarás contribuindo para que um dia ele tenha convicção de que não está só e tem um grande amigo para contar. Minha mãe sempre me falava quem Cristo era e isto fez grande diferença em minha vida, nas horas em que eu me encontrei em dificuldades ou estava sozinho fisicamente, não me desesperei, sabia que podia contar com Ele.

            Passe adiante!   

Reflexões de Natal Parte II: “Jesus Nome Sobre Todo Nome!”
Abriu mão da Sua glória
E semelhante a um homem se esvaziou
Servo tornou
E a si mesmo Se humilhou
E como filho obedeceu
Até a morte, e morte de cruz
Mas o Grande Deus, O nosso Pai,
O exaltou,
E lhe deu o nome
Que é sobre todo nome no céu e na terra
E debaixo da terra
Ao nome de Jesus
Todo joelho se dobrará
E toda língua confessará
Que Ele é o Senhor
Jesus, Nome sobre Todo nome,
Nome sobre Todo nome,
Seu nome é Maravilhoso,
Conselheiro Deus forte,
Pai da eternidade, Príncipe da Paz.
(Música: Nome Sobre Todo Nome, Casa de Davi)
Além da imagem do papai Noel desviando a atenção que deveria ser totalmente voltada para Jesus, outra reflexão que trago para termos neste natal é a minimização do nome de Jesus.
 Jesus nasceu e morreu por nós para que também se cumprisse as profecias desde a queda do homem. Ele veio para ser o cordeiro Santo: “No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29). Sua morte foi o grande sacrifício onde uma vez aceito, foi lhe dado um nome que é sobre todo nome, assim diz a palavra de Deus em Filipenses 2:5-11:  Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”.
Geralmente quando as pessoas pensam em Jesus na época de Natal, a imagem que fixa na mente obviamente é a que é repassada, um menino em uma manjedoura. Mas, quando pensamos no que Ele fez por nós e que após a Sua ressureição passou a interceder por nós: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5), temos uma visão total de quem Jesus é em nossas vidas e que nossos joelhos devem se dobrar mediante a sua Soberania.
Quando desejamos que Jesus entre nos lares, abençoe as pessoas ou quando convidamos Ele para entrar em nossas casas, estamos na verdade nos referindo a um Ser que seu nome tem todo o Poder para restaurar, salvar, curar e transformar vidas. E há uma diferença entre conhecer Jesus e entroniza-lo em sua vida e entre falar seu nome e Crer em Seu Nome.
 “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”( Isaías 9:6).
           


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário