quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Além do fracasso





“Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência” (Augusto Cury).
            O que você faz quando as coisas dão errado? Desiste? Amargura-se? Ou utiliza tais situações como sementes para plantar no jardim de sua vida?
           
O conceito de bom ou ruim é muito vasto, pois o que pode ser bom no momento pode ser ruim depois e o que pode ser ruim no momento pode ser bom depois. Momentos ruins ou experiências traumáticas uma vez superadas podem fazer de nós experts em ajudar pessoas que estão passando por aquilo já superamos.
            Às vezes olho para trás e dou graças a Deus pelas coisas que deram errado em minha vida, desde algo banal como ter colecionado insucessos no esporte, o que me direcionou ao sonho de ser psicólogo e hoje não me vejo fazendo outra coisa. Também agradeço pelos insucessos amorosos também colecionados com lágrimas no passado, o que me levou no futuro a conhecer a minha amada esposa, onde não me vejo sem ela. Não imagino ninguém a não ser ela ao meu lado na trajetória dos meus sonhos, também não imagino outra mãe para a minha filha a não ser ela.
            Profissionalmente devido ao um insucesso em trabalhar em um hospital na cidade onde me formei e a alguns sofrimentos que passei nesta época me fez vir para Paraguaçu Paulista, o que para mim foi uma das melhores decisões que já tomei. Chegando aqui pude implantar o serviço de Psicologia hospitalar em na Santa Casa, assim como o RH, além da clinica e de outros vários trabalhos que realizo ou já realizei.
            Sempre vejo fracassos como oportunidade de sucesso futuro, e quando passo por um sofrimento o utilizo para ajudar alguém uma vez o superado. O mais recente foi a minha mulher perder a primeira gravidez (graças a Deus ela está grávida novamente). Sofremos muito, choramos muito, afinal eram anos esperando. Em uma conversa com minha esposa eu disse: “Vamos aprender como lidar com esta dor para ajudarmos pessoas que Deus colocará em nossas vidas, que estão passando pelo mesmo”. Foi o que aconteceu, após superarmos, choveu pessoas em nossas vidas que estavam sofrendo semelhantemente e as ajudamos.
            Muitas vezes na vida quando percebemos, já estamos no fundo do poço, um lugar horrível de estar. Nele há duas opções: se entregar e esperar o tempo passar ou olhar em volta e ver pessoas que lá também estão, ai sacudir a poeira, aprender a escalá-lo, sair e buscar uma corda para ajudar aqueles que você conheceu quando estava lá.
            É comum vermos ex-alcoólatras uma vez recuperado ajudando outros que sofrem pelo vício, assim como também ex-viciados em drogas, ex-prisioneiro, tem ex para tudo, um dia destes estava lendo um testemunho de uma ex-atriz de filmes pornográficos que hoje ajuda pessoas a saírem desta vida. Você pode ter sido um ex também, ex-endividado, ex-fracassado em relacionamento, ex-solitário, ex-arrogante, ex-fumante, ex-desesperançado, entre outros. Quando olhamos para a área em nossas vidas em que mais temos dificuldade e nos empenhamos em estuda-la para superar e alcançar o sucesso, esta se torna uma faculdade em sua vida. A capacidade de ajudar alguém que está passando por algo que já superamos é bem maior do que quando apenas tentamos imaginar o que o outro sente.
            E ai? Existe algo que está dando errado hoje? Que bom! Pois existem muitas possibilidades de fazer de suas lágrimas atuais, sorrisos futuros e acolhimento a quem sofre pelo mesmo.
            E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário