terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um conselho aos Jovens





Pesquisas recentes comprovam que aumentaram o número de morte entre os jovens inclusive entre as estatísticas de suicídio, o que assusta e nos traz preocupação. Quanto às explicações para tais índices são inúmeras, que vão desde desestruturação familiar (déficit educacional), drogas e abuso de álcool. Dentro das estatísticas observamos que tais mortes estão ocorrendo em todas as classes sociais, chegando a lares onde há dialogo ou não.
            Quando leio ou assisto reportagens sobre mortes que envolveram jovens ouço muito uma resposta dos pais que se repete na maioria dos casos: “Não sabia onde meu/minha filho(a) estava ou não queria que ele(a) fosse/fizesse”. As respostas também se assemelham quando um filho foi preso.
         
   A psicologia tem inúmeras explicações para estes casos que vão desde transtorno de conduta a falta de dialogo entre pais e filhos, que necessitaria de vários artigos para explanar sobre cada uma destes pareceres, mas neste artigo vou me ater a apenas um conselho.
            Nasci na Capital São Paulo em um bairro não muito calmo, assim como toda criança e adolescente tinha um grupo de amigos na escola e no bairro. Destes alguns experimentaram a morte imatura ou a prisão. O que diferenciaram tais pessoas das demais foi não seguir este conselho que vou dizer. Formei-me com 23 anos já empregado e alcancei sonhos graças a ter obedecido ao mesmo.
            Vamos lá então, este conselho vou repassar, pois o retirei de um livro pouco lido entre os jovens de hoje, a bíblia. O conselho é "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá (Êxodo 20:12).
            Deus nos deu pais para nos proteger e usá-los para nos ajudar, sejam eles carinhosos ou não, intelectuais ou não, todos tem uma essência: proteger seus filhos. Quando os pais não assumem este papel porque não querem Deus coloca outros pais adotivos em nossas vidas, sejam eles avós, amigos, tios ou lideres religiosos.  Apesar de que o próprio Deus faz este papel de pai e mãe de forma perfeita.
            Jovens ouçam seus pais! Quando dizem não vá mesmo que acredite que eles não sabem do que estão falando obedeçam, logo vocês seguirão os próprios passos, mas enquanto estiverem no mesmo teto respeite. Um dia terão líderes no trabalho que darão ordens que vocês também não concordarão, mas terão que obedecer (exceto em atitudes criminosas). Só desobedeçam eles (os pais) quando pedirem para fazer algo que vai contra a lei dos homens e contra as leis de Deus.
            Muitos pais que em sua simplicidade diz que não gosta dos amigos dos filhos não são ouvidos outros quando falam que está cedo para tomar tais atitudes são tidos como caretas. O mundo está precisando de mais pais caretas! Assistindo o policia 24 horas, em um caso que se tratava da prisão de um jovem que estava em alta velocidade em seu carro e nele foi encontrado drogas e quando entrevistado o pai disse: “Hoje em dia qual jovem não usa drogas?”. O mundo precisa de pais caretas! De pais que acredita que o filho trair a namorada é uma falta de respeito a ela e a família dela, que também acredita que a filha sair e ficar com 5 meninos em uma festa é um comportamento inaceitável.
            Pais exerçam liderança sobre os seus filhos, se fores modernos demais poderão chorar mais cedo e sofrer com a consciência pelo resto da vida.
            Agradeço aos meus pais, por terem-me feito chorar dentro de casa quando queria ficar até tarde na rua, por impedirem-me de andar com alguns amigos que hoje não estão mais em nosso meio, por terem-me feito esperar, por não comprarem tudo o que eu queria, por terem-me ensinado o valor que uma mulher tem e o quanto a fidelidade é um motivo de orgulho e, maiormente, por terem me ensinado a amar a Deus sobre todas as coisas e cumprir seus mandamentos para que meus dias fossem prolongados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário