quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Quem é você quando ninguém está olhando?

     “As causas não determinam o caráter da pessoa, mas apenas a manifestação desse caráter, ou seja, as ações”. (Arthur Schopenhauer)

                “Ah, não tem ninguém olhando!” Esta é uma deixa que todo mundo utiliza para fazer algo que é proibido, imoral ou antiético. Seja jogar papel de bala no chão, passar no sinal vermelho, pegar o dinheiro dentro de uma carteira perdida, enfiar o dedo no bolo, colocar sujeira do nariz embaixo de algum sofá ou mesa, etc. 

           O conceito de caráter é definido pelo conjunto de traços morais e éticos de um indivíduo. Em termos gerais, o caráter define a índole da pessoa e como ela rege as suas atitudes, dentro dos parâmetros da honestidade e do respeito ao próximo.

            É comum ouvirmos pessoas falando: “o(a) fulano(a) na minha frente é uma coisa, quando não está é outra”, ou, “só esperou eu sair para fazer”. Infelizmente hoje em dia muitas crianças não estão sendo educadas para serem verdadeiras seja na presença de pessoas assim como quando sozinhas. Nisto consiste a diferença da criança educada e a responsável. A educada só obedece às regras na frente de uma autoridade e a responsável mesmo quando ninguém está olhando. 

            É fácil elogiar ou se afeiçoar a alguém que é bonzinho, educado e honesto. Mas o que acontece em muitos casos é o desapontamento quando nos deparamos com atitudes desta pessoa quando está sozinha.

            Então o caráter está interligado a comportamento social e individual, sendo que individualmente a pessoa não tem avaliações externas contando somente com as internas, ou seja, através da consciência. Quanto mais uma pessoa tem comportamentos inadequados sozinha, menos peso na consciência terá após uma atitude desleal. Muitas famílias reforçam o comportamento de tirar vantagem a qualquer custo, causando rombos morais no caráter dos filhos. 

            Presencio nos atendimentos a pessoas compulsivas, seja por uso de drogas, sexo, álcool, cigarro, compras, comida, que as recaídas sempre acontecem quando a pessoa se vê sozinha. Assim como comportamento de enganar a própria família na divisão de herança entre outros membros.  

        O pensamento “ninguém está vendo mesmo”, faz com que comportamentos duvidosos sejam enraizados na pessoa, o que futuramente acontecerá na frente dos outros, causando espanto porque “não era esperado” tal pessoa ter este comportamento.

            Quem eu sou quando ninguém está olhando? Esta pergunta pode revelar algum comportamento que pode estar corroendo nosso caráter. As habilidades e inteligência pode fazer uma pessoa chegar ao topo, mas é o caráter que a faz permanecer. Essa é a explicação do porquê muitos famosos vão da fama a ruína. Que o caráter seja um assunto discutido nos lares, pois ao meu ver somente através disto é que o nosso país pode realmente mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário