sexta-feira, 30 de maio de 2014

O valor da honra


“A desonra aos pais é a raiz de muitos males”
            Honrar é um verbo muito utilizado em premiações e promoções militares, mas pouco conhecido pelas pessoas e muito menos valorizado. Por trás desta palavra encontra-se um dos segredos do sucesso pouco falado nos livros sobre finanças ou de autoajuda.
            “O verbo “hadar”, honrar, ornamento, glorificar é usado para descrever as relações humanas, pois, honrar, glorificar, implica à obediência e também o respeito, a estima e a afeição. O termo glorifica, no hebraico “kabed” significando etimologicamente, reconhecer o peso de uma pessoa, e sua autoridade” (http://www.netivyah.org.br).
         
   Como vemos honrar implica em obediência e respeito, juntamente a estima, reconhecendo a autoridade de uma pessoa. A honra é o motor que move os relacionamentos e a grande responsável pelo seu sucesso. Popularmente as pessoas falam: “quando o respeito acaba, o relacionamento também acaba”, na verdade sem saberem, estão se referindo ao fim da honra, quando não há mais honra o relacionamento acaba. Vemos também muitos jovens ou até crianças que temem as profecias de suas mães ao dizerem que algo vai dar errado e realmente acontece.
            Quando um militar recebe uma honra, na verdade ele está recebendo respeito pelos seus atos e sendo reconhecido sua autoridade perante os demais. Quando honramos nossos pais, estamos reconhecendo que perante Deus eles são autoridade sobre a nossa vida, e que os respeitamos por isto. Quando um filho não honra seus pais, automaticamente segue pelo caminho do fracasso, dos comportamentos inadequado e da distorção de caráter. É difícil encontrarmos uma criança, adolescente ou até adultos que apresentam problemas de relacionamento e de conduta que honraram seus pais. O comportamento rebelde e agressivo tem raiz na desonra, pois a desonra aos pais é a raiz de muitos males.
            Os inúmeros divórcios e conflitos conjugais tem origem na desonra ao conjugue, quando o respeito não é mais aplicado, quando não há obediência a aliança realizada. Como vimos no significado de honra, a obediência está inserida, assumir um compromisso é honrar a outra parte, desde uma compra realizada a um compromisso de relacionamento afetivo. Quando um homem não ama a sua esposa e a despreza, na verdade ele não desonra somente ela, mas também os pais dela que lhe deram em casamento.
            Mas, muitos dizem: “meus pais não me respeitam ou minha esposa, meu esposo não me respeita. Cabe aos pais respeitarem seus filhos, os maridos amarem suas esposas e esposas respeitarem seus maridos, os líderes empresariais respeitarem os seus liderados, lembrando que uma vez exercendo autoridade sobre alguém é responsabilidade sua cuidar bem destas pessoas e honrá-las (respeitá-las valorizando-as). As consequências ruins de quem desonra uma autoridade é a mesma da autoridade que desonra seus liderados.
            Aceitar uma opinião é diferente de respeitar uma opinião, muitas vezes uma autoridade sobre a sua vida pode emitir uma opinião ou conselho que vai contra os princípios que devemos seguir, mas respeitar a opinião é uma forma de honrar a autoridade que emitiu o conselho. Como acontece no relacionamento com os mais velhos, que sempre nos aconselham a realizar procedimentos que eles realizavam antigamente, respeitar os conselhos dando créditos a eles é uma forma de honrá-los.
            No manual do fabricante (bíblia), o Criador deixou como mandamento a honra aos pais e o respeito aos filhos como canal de bênçãos e vida longa. Também traz o mandamento de como deve ser a autoridade do marido e a conduta da esposa, além de também expor passo a passo como deve ser a conduta dos liderados aos seus líderes e dos líderes aos seus liderados para que haja prosperidade no que fizerem.

            Se você deseja que coisas boas te aconteçam estude sobre e aplique os princípios da honra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário