domingo, 8 de junho de 2025

O que a série Adolescência (Netflix) tem a nos ensinar?



Sucesso de audiência, a série Adolescência já é uma das mais vistas da Netflix. Polêmica e cirúrgica, coloca adolescentes, pais e profissionais da educação para refletirem sobre o submundo dos adolescentes de hoje. 
A minha leitura da série tem como ponto principal a "comunicação" e a dificuldade apavorante dos adultos de decifrar as mensagens não verbais que essa geração quer dizer. 
O enredo passa do crime para a tentativa de entendimento dos pais, escola e investigadores. Em um jogo de culpado versus inocente, o desafio da convivência com adolescentes coloca o telespectador na berlinda do sentimento de culpa por não saber o que fazer para ajudar. O ator e co-criador da série Stephen Graham ressaltou em uma entrevista: “Somos todos responsáveis, pais, escola, políticos, o sistema educacional, sociedade e a internet.”
Jonathan Haight, autor do best-seller A Geração Ansiosa, afirma que meninos e meninas têm pontos distintos de atenção no ambiente digital. Para os meninos é a violência e a pornografia, e para as meninas, as questões relacionadas à autoestima. 
Entender o adolescente e os desafios da adolescência pode salvar vidas. Procurar ajuda de um especialista ajuda os pais a conseguirem lidar com esta fase que é mais complexa do que imaginamos.

Iris Vieira, psicólogo clínico fenomenológico existencial e palestrante. 
Contato: (18)99633-0578 (somente pelo whatsapp). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário